O Jornalismo Cidadão
Durante este período de festas de Natal e Ano Novo tive mais tempo para navegar por alguns sites cujo conteúdo me interessavam já algum tempo, principalmente aqueles que são exemplos de uma tendência cada vez mais comum pelo mundo afora (e especialmente nos EUA): o chamado jormalismo cidadão.
Ocorre que, nos Estados Unidos, vários sites como, por exemplo, www.bubba.com, montaram um excelente dossiê investigativo a respeito dos atentados de 11 de setembro, com conclusões extremamente preocupantes.
De acordo com o conteúdo de vários desses sites, aqueles ataques eram de conhecimento das autoridades de segurança, mas foram permitidos pelo governo americano (isso mesmo ... com o sacrifício de milhares de vidas) para, sob o pretexto de lançar uma guerra contra o terrorismo, iniciar um novo período de dominação mundial; algo que, nas palavras do filósofo David R Griffin, pode ser considerado "um novo Pearl Harbor".
Essa nova onda se basearia, além do já conhecido emprego do poderio militar, na utilização intensa, globalizada, inconstitucional e indiscriminada dos recursos tecnológicos para rastreamento da internet, e-mails, comunicações de dados e voz em todo o planeta. Vale lembrar que muitos dos dados que transitam pela internet passam por switches localizados nos EUA.
Sob a égide do Patriot Act, o presidente Bush já admitiu que realizou rastreamentos generalizados por meses após os atentados e, para a maioria dos americanos, Bush mente sob os reais métodos de sua política interna e externa, como foi o caso da invasão do Iraque, onde não existiam armas de destruição em massa; dos abusos em Abu Ghraib; das prisões secretas da CIA e dos vôos militares secretos não autorizados sobre a Europa.
Vale a pena acompanhar os próximos acontecimentos com essa versão em mente.

0 Comments:
Post a Comment
<< Home